segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia da árvore

No dia 21 de setembro, comemoramos o dia da árvore.  Uma data importante para sensibilizar as pessoas em relação ao nosso meio ambiente. Sabemos que o cuidado com a natureza deve existir todos os dias, porém, especificar uma data para comemorar o dia da árvore, auxilia a reforçar tal cuidado.
Nas escolas, a data nunca é passada em branco, é uma oportunidade que os professores tem para fazer os alunos refletirem sobre a preservação da natureza e principalmente, para conscientizá-los  sobre a importância da árvore em nosso planeta.




Importância

    Nem todo mundo sabe o quanto as árvores tem papel fundamental em nosso planeta. São elas as responsáveis pelo equilíbrio da natureza, sendo de vital importância em nossas vidas.
     Veja só: as suas folhas fornecem grande quantidade de oxigênio, tão necessário a nós seres humanos e aos animais, fornecem também alimentos, aumentam a umidade do ambiente, dão sombra, flores, substâncias para elaborar medicamentos. Quando suas folhas caem, enriquece o solo com nutrientes, as copas das árvores diminuem a poluição sonora e evitam o desgaste do solo.
Portanto, quando o homem derruba uma árvore, ele está destruindo uma fonte de vida muito valiosa para a nossa sobrevivência, além de estar interferindo no equilíbrio da natureza, por isso a importância de replantar.

Atitude

Em nossa escola, a professora Fátima do 5º ano A, além de reforçar em sala de aula as questões mencionadas acima com seus alunos, teve uma brilhante atitude. Ela separou algumas mudas de árvores, para plantar na escola com os alunos. Foram plantadas: pé de ipê, amora, jabuticaba, jambo e abacate. Os alunos plantaram as mudas pela escola e serão os responsáveis pelos cuidados diários das mesmas. Foi combinado pela professora que alguns alunos de sua turma regarão as mudinhas todo final de tarde, pela manhã, a própria professora cuidará de aguar as árvores recém-plantadas.
São atitudes simples como essa que fazem toda diferença em nosso meio ambiente. 
Parabéns a professora e alunos pelo excelente trabalho em colaborar com a melhoria de nosso bem estar.
 Confira as fotos do trabalho desenvolvido por eles.




















Um comentário: